Sangue oculto nas fezes? O que significa

Pesquisa de Sangue Oculto

            A pesquisa de sangue oculto nas fezes pode ser realizado com testes que se baseiam na actividade peroxidativa da hemoglobina, sob a influência de uma solução alcoólica de peróxido de hidrogénio. O envelope de teste está impregnado de indicador em papel cromatográfico e apresenta cor azul.

            A ocorrência de um resultado positivo apenas indica que há uma suspeita de que está presente um tumor, pois podem ocorrer falsos positivos devido à presença de resíduos de comida que após uma digestão incompleta sofrem actividade peroxidativa. Surgem resultados positivos no caso de ocorrência de pólipos e perdas internas ou externas de sangue.

            Resultados falsamente negativos podem ocorrer nos casos em que, devido a uma heterogeneidade na distribuição do sangue nas fezes, este não ter sido colhido na amostra. Por essa razão é adequado efectuar a recolha de 3 amostras para este teste. Pode ainda acontecer que o tumor esteja localizado demasiado acima e por isso ocorre uma degradação do sangue nos intestinos. Casos de hemorróidas mascaram o sangramento do tumor. Falsos negativos podem ainda ocorrer devido a condições deficientes de colheita e armazenamento.

            Baseados no mesmo princípio de detecção da hemoglobina presente nas fezes, existem no sector testes imunocromatográficos que utilisam anticorpos para o ensaio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge