Os marcadores da tiróide menos comuns…

ATA e ATG

            Os anticorpos antiperoxidase da tiróide são autoanticorpos direccionados contra a enzima peroxidase da tiróide. Esta enzima catalisa a iodonização da tiroxina na tiroglobulina durante a biosíntese de T3 e T4. Os anticorpos dirigidos contra a tiroperoxidase, que constitui o antigénio microssomal mais importante, podem ser doseados por métodos radioimunológicos.

Os anticorpos antitiroideus são um sinal importante de tiroidite de Hashimoto. A associação de um bócio duro e indolor com uma taxa elevada de anticorpos antitiroideus é muito característica desta doença, que evolui lentamente para a insuficiência tiroideia.

Observam-se igualmente títulos elevados de anticorpos antiglobulina em cancros da tiróide e anticorpos antiglobulina e antimicrossomáticos na doença de Basedow. Nos cancros tiroideus eles podem interferir com o doseamento da tiroglobulina que serve para detectar recidivas pós-tiroidectomia.

 

 

 

 Tiroglobulina

            A tiroglobulina é o principal constituinte do colóide da tiróide, formando o suporte da síntese, do armazenamento e da libertação das hormonas tiroideias. A tiroglobulina não passa, ou passa pouco, para a circulação, salvo quando a arquitectura da tiróide é desorganizada por lesões inflamatórias ou tumorais.

            Pode ser usada como marcador do cancro da tiróide, apesar da maioria das doenças da tiróide serem susceptíveis de elevar a tiroglobulina. Após a ablação da tiróide os níveis de tiroglobulina no soro devem ser indoseáveis, logo qualquer nível detectável indica a persistência ou recorrência de doença neoplásica.

            O doseamento da tiroglobulina é um teste altamente específico e sensível para o follow-up de pacientes com cancro de tiróide. Em casos dúbios, pode ser feito o doseamento simultâneo da TSH. (SCHLUMBERGER e BAUDIN, 1998).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge