Hemoglobina glicada para monitorizar diabetes

 O adulto normal possui hemoglobina em três formas, que diferem entre si nas cadeias polipeptídicas que as constituem: HbA, HbA2, HbF.

No adulto, a hemoglobina A1 constitui 98% da hemoglobina. Entre as suas fracções glicosiladas HbA1a, HbA1b e HbA1c, só HbA1c estável está bem correlacionada com o equilíbrio glicídico.

A fracção de hemoglobina glicosilada difere da hemoglobina total por possuir carbohidratos ligados ao N-terminal da valina de uma ou duas cadeias ? da hemoglobina.

Durante os 120 dias de vida média de um glóbulo vermelho, a hemoglobina fixa a glicose de maneira irreversível. Esta “glicosilação” não enzimática (glicação) realiza-se no interior dos eritrócitos e efectua-se de uma forma dependente da concentração ambiente de glicose, à qual a membrana do eritrócito é permeável. Assim, como se trata de um processo irreversível, as hemoglobinas glicosiladas são tanto mais elevadas quanto mais frequentes tenham sido os períodos de hiperglicemia durante os últimos meses, estando condicionadas pela vida média dos eritrócitos.

A determinação de HbA1c representa um índice preciso da concentração glicémica média dos 3 a 4 meses que antecem a colheita, independentemente do nível de açucar actual. Assim, é particularmente útil na monotorização da eficiência terapêutica antidiabética a longo prazo e da obediência do doente à terapêutica.

 A colheita é feita em tubo com EDTA, normalmente no tubo de hemograma.

As hemoglobinas anormais podem interferir nos resultados positiva (HbF) ou negativamente (HbS ou HbC). Da mesma forma a diminuição da duração de vida das hemácias (hemólise) diminui a taxa de hemoglobina glicosilada. Nestes casos os pacientes devem ser monitorizados pela dosagem da glicemia.

Quando a diabetes está desequilibrada, as taxas de hemoglobina glicosilada situam-se entre 8 e 12%. Segundo Caquet (2004) admite-se que um aumento de 0,3g/l da glicemia média se traduza por um aumento de 1% da hemoglobina glicosilada. Como valores de referência são considerados : 5 a 7%.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge