Exame químico e físico da urina

O exame da urina é um exame simples, composto por três fases principais, a primeira das quais se refere ao exame da amostra relativamente a certos parâmetros físicos como a cor e o aspecto, por exemplo

Sempre que seja retirada uma alíquota da amostra, esta deve ser cuidadosamente homogeneizada.

Após o exame físico da amostra segue-se as outras duas fases da análise correspondendo ao exame químico e posteriormente o exame microscópico da amostra.

Para isto procede-se à homogeneização da amostra para que os compostos se distribuam igualmente por toda a suspensão. Verte-se então o líquido para o respectivo tubo de cerca de 10 ml. Posteriormente mergulha-se a tira Combur teste na amostra de modo que todas as zonas da tira fiquem igualmente em contacto com a amostra.

A leitura dos resultados pode ser feita manualmente mas preferencialmente e de forma generalizada, é usado um sistema automático ou semi-automático para efectuar este procedimento.

No exame químico é feito o doseamento de determinados parâmetros: densidade, pH, leucócitos, nitritos, proteína, glucose, cetonas, urobilinogénio , bilirrubina e eritrócitos, parâmetros esses que serão considerados separadamente.

Os resultados são automaticamente calculados e posteriormente impressos no relatório em termos de “normal”, “neg.”, “pos.” ou valores de concentração. Tal como os resultados obtidos por comparação visual da cor, cada valor impresso corresponde a um intervalo de concentrações definido. No entanto, devido às diferentes sensibilidades espectrais do olho humano e ao sistema óptico do equipamento, nem sempre é possível obter uma concordância precisa entre os valores obtidos por leitura visual e os obtidos pelo equipamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge